Com Que Olhos?

Este é o tema deste blog cristão, pois procuro saber Com Que Olhos as pessoas veem os assuntos aqui dispostos, dando eu a minha visão e entendimento do assunto. Já agora visite o ÚNICO monumento à Bíblia em Portugal www.monumentoabiblia.net

Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010

Celebrar o Natal. Sim ou Não?

Tanta discussão e tantos pensamentos se teem tido e comentado sobre este assunto que é realmente impressionante. Religiões dizem que sim, é claro, outras há que dizem, é obvio que não. E então pronto lá ficamos nós no célebre impasse. Sim ou não? Pelo lado do não temos os grupos não cristãos sendo que em Portugal os mais "radicais" são os chamamos Testemunhas de Jeová (TJ) ou corretamente chamados de Ressulistas, pois mais não fazem do que defender as idéias de Russel seu fundador. Dizem os TJ que não celebram o Natal pois a Bíblia não manda e também porque Jesus não nasceu a 25 de Dezembro. Tenho que lhes dar os parabéns por essa afirmação. Jesus não nasceu em 25 de Dezembro e a Bíblia não manda celebrar o Natal. Também é verdade que a Bíblia não manda que se reúnam aos domingos, ou que andem sempre dois a dois, ou que as suas instalações de culto se chamem Salão do Reino, nem tão pouco mandam as Escrituras que se seja Testemunha de Jeová, etc. mas isso é assumido por eles como uma realidade e assim fazem. De verdade a Bíblia não manda, nem mesmo a Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras que só as TJ aceitam como válidas, mandam celebrar o Natal. Por isso se seguem assim, concordando nós ou não, há que respeitar a idéia e a opinião. Quantos aos outros assumidamente não cristãos, é normal e natural que não celebrem o natal, por isso não ha muito a dizer. Pelo lado dos que dizem que Sim senhor deve-se celebrar o Natal, é claro que não podem ir contra a Escritura, mas realmente não é por a Escritura não dizer, que então não fazemos. A regra não pode ser essa. Creio que há razões e razões bíblicas também para celebramos o Natal. Vejamos: - Em primeiro lugar é preciso notar que não se celebra o dia 25 de Dezembro como o dia do nascimento de Jesus. Celebra-se sim o facto confirmado de que Jesus nasceu. Esse é o facto celebrado. - Nunca vi nem creio que alguém o faça, cantar os parabéns a Jesus pelo Seu nascimento. Claro que isso não faz sentido, pois não se celebra o dia do nascimento. - Quando o nascimento de Jesus se deu houve, podemos dizer que houve celebração. O relato bíblico dos magos que foram do oriente ter com Maria, José e o menino, para lhe levarem as suas dádivas é a primeira celebração que encontramos em relação ao menino Jesus. Dizem alguns que Jesus e a Escritura mandam celebrar a Sua morte mas não o seu nascimento. Como eu agradeço a Deus que Ele nos mande celebrar a morte de Jesus. Se Ele na Escritura não mandasse fazer isso, será que alguém alguma vez se lembraria de celebra a morte de Jesus? Creio eu que nunca ninguém o faria. Até pelo simples facto de que é contra-natura celebrar a morte de alguém. O que todo o ser humano celebra é o nascimento, a vida, os anos que passam e por eles damos graças a Deus. Isso sim é celebrado. Por isso, creio eu, Jesus não precisou mandar celebrar o seu nascimento. É normal que cada ser humano criado à imagem e semelhança de Deus celebre o nascimento do Seu Filho, Jesus. Quando entendermos nenhuma religião cristã faz exatamente tudo o que a Bíblia diz, podemos entender que é de glória para Deus que o ser humano pro Ele criado celebre o nascimento de Jesus. Também, é verdade que a celebração não deverá jamais ser o que hoje muitos chamam de celebra o Natal, mas que não passa de uma invasão comercial que cada vez se alastra mais. Não! Isso não é Natal, é comercio e nada mais. Tudo o que o cristão faz, deve fazer para glorificar Deus, e o Natal comercial, não é o natal de Jesus, mas sim, muitas vezes o da hipocrisia e da desigualdade. Celebrar o Natal. Sim ou não? SIM, mas o Natal de Jesus, o Natal da glorificação do Deus criador, que enviou o Seu próprio Filho para redenção de todo aquele que n'Ele crê. A Ele toda a glória. Pr. Vítor Maia
publicado por Vítor Maia às 13:39

mais sobre mim

Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30

links

pesquisar

 

arquivos

últ. comentários

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro