Com Que Olhos?

Este é o tema deste blog cristão, pois procuro saber Com Que Olhos as pessoas veem os assuntos aqui dispostos, dando eu a minha visão e entendimento do assunto. Já agora visite o ÚNICO monumento à Bíblia em Portugal www.monumentoabiblia.net

Domingo, 05 de Setembro de 2010

Falta de visão

"Onde não há visão o povo perece...onde não há inovação a visão perece." Mal Fletcher.

 

(este post   NÃO  fará parte do livro)

 

Esta é uma verdade importante que todo o líder deve ter em mente.

3 Palavras merecem-me uma maior atenção e perece-me que elas em si mesmas nos deveria fazer pensar.

 

"Visão" Não importa qual a visão ela é sempre imprescindível e por isso uma necessidade.

A visão física é algo por demais importante com que Deus nos abençoa e sempre lamentamos quando alguém a perde. Dizemos que é uma tragédia.

Também a visão espiritual é uma necessidade absoluta para quem deseja cumprir a vontade de Deus e seguir o Seu caminho. Sem essa visão das coisas celestiais não se consegue ir a lado nenhum e parece-me que nem sequer seremos capazes de servir o Mestre.

A falta de visão impede a realização crescente de trabalhos ja existentes  e muitas das vezes leva ao retrocesso ou estagnação do que se está a fazer. É como disparar para um algo que afinal não existe. De igual modo a falta de visão impede o surgimento de novos trabalhos, igrejas, ministérios, e por conseguinte impede o desenvolvimento do mundo, neste caso do mundo cristão e em particular do mundo evangélico, que normalmente é muito lesto nas suas críticas, criticas essas regularmente vindas de quem nada faz a não ser isso mesmo. Criticar!

 

"Perece" O perecer de algo ou alguém é algo que muitas vezes poderia ser evitado se a visão dos factos fosse tida em atenção.

Costumo dizer que o que não cresce morre A falta de visão torna o perecer uma realidade. Igrejas têm passado por isso, empresas têm tido essa experiencia, e até famílias que não tiveram crescimento / descendencia acabam pro perecer.

Muitos ficam contentes por terem 20, 30, 50 pessoa na Igreja, mas esquecem-se que o seu campo deveria ser o mundo e não as 4 paredes.

Outros ficam satisfeitos por serem Anciãos,  Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, Pastores e na modernidade dos tempos também Apóstolos, mas esquecem que para servir e ser servo fiel não é preciso ter cargos.

O povo perece quando o líder não lidera, ou quando a partilha na liderança é tal que se torna uma liderança de várias cabeças. Nenhum corpo tem duas cabeças mas por vezes parece que no nosso meio evangélico nem todos aceitam uma liderança do líder.

 

Inovação. Interessante esta palavra para nós evangélicos. Interessante porque poucos gostam de inovar. Parece que a tradição é a verdade e a inovação o descalabro.

Uma das grandes necessidades do povo evangélico é inovar voltando ao ensino bíblico. Até parece contradição. Inovar voltando pelo menos 2000 anos atrás. Porém sem essa inovação não haverá um verdadeiro crescimento nem arrependimento dos ímpios.

 

Alguns têm voltado ao tempo dos apóstolos para que sejam actualmente chamados de apóstolos, mas isso não é inovar bíblico. Isso é a falta de observância Bíblica. Isso é um certo tipo de aproveitamento e procura de um estatuto que na verdade os apóstolos nunca entenderam ter pois entendiam ser servos para servir. Posso estar errado, mas não me recordo de ver um apóstolo chamar outro apóstolo pelo seu título. Posso estar errado!

 

Hoje em pleno séc. XXI precisamos voltar à palavra na sua simplicidade e inovar na transmissão dessa Palavra.

Uma mensagem / pregação  mesmo de 20 ou 30 minutos, mas tipo monologo,  sem ritmo e sem variação de tonalidade ou apelo aos ouvintes  em nada vai os despertar.

 A utilização de meios como o PowerPoint podem ser de grande utilidade na transmissão da Palavra, mas também não é tudo, a vós, a tonalidade, a intensidade são matérias importantes na comunicação para que esta atinja os seus ouvintes que no fim de contas, não sejam somente ouvintes mas sim participantes.

 

Que visão estamos nós a ter e o que fazemos com ela?

Estamos a deixar perecer a obra que nos foi confiada ou com os olhos postos em Cristo, mantemos a visão necessária?

Prontos a inovar biblicamente na transmissão da Palavra ou ainda com os velhos costume de ser lestos a criticar e nada mais fazer?

 

Que o Senhor Deus a todos abençoe com a Sua visão, vida e inovação.

 

Pr. Vítor Maia

 

publicado por Vítor Maia às 18:09

2 comentários:

Continua com este blog, está muito interessante!
Abraço
Pedro
João Pedro Santos a 14 de Setembro de 2010 às 19:35
Obrigado Pedro. Faz coemntários ou perguntas sobre os assuntos, em especial dos post que são para o Livro. Obrigado
Vítor Maia a 14 de Setembro de 2010 às 23:03

mais sobre mim

Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30

links

pesquisar

 

arquivos

últ. comentários

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro