Com Que Olhos?

Este é o tema deste blog cristão, pois procuro saber Com Que Olhos as pessoas veem os assuntos aqui dispostos, dando eu a minha visão e entendimento do assunto. Já agora visite o ÚNICO monumento à Bíblia em Portugal www.monumentoabiblia.net

Quinta-feira, 05 de Agosto de 2010

O Valor Bíblico Procissões

3 -  O valor bíblico das procissões.

(este post fará parte do livro)

Como já tenho dito em muitas circunstâncias  há coisas que na Escritura Sagrada precisam de ser interpretadas e estudadas e como tal cada pessoa por si mesma pode chegar a conclusões diferentes.

Porém há outras que são tão claras e visíveis na Escritura que até custa a creditar que alguém cristão, não veja e entenda o que está escrito.

Claro está que a responsabilidade dos líderes espirituais é de muita relevância para o ensino, por isso mesmo a Escritura diz que os "lideres" ,darão conta a Deus das almas daqueles que lideram.  (Hebreus 13:17)

No que diz respeito a prática religiosa todos precisamos fazer uma avaliação do que é bíblico e do que é pura e simplesmente tradição da religião a que cada um pertence. Avaliamos agora o valor das procissões, que são uma manifestação da ICR que ano após ano se repetem, mobilizando neste nosso país milhares e milhares de pessoas.

Diz a Wikipedia.org que "Procissão é um cortejo religioso realizado em ocasiões festivas, normalmente em devoção a um santo, onde se faz transportar as imagens dos santos pelas ruas da(s) localidade(s) em festa."

Por seu lado o Dicionário em www.priberam.pt diz entre outras coisas que  procissão é "marcha solene com fins religiosos"

São práticas que pretendem aumentar a fé de quem ai participa e normalmente honrar algo ou alguém, sendo comum a prestação de honra a um santo. (veja o capítulo sobre santos para maior conhecimento do tema)

Mas se olharmos a Palavra de Deus e virmos o que ela nos ensina podemos ver que Deus tem um ensino diferente sobre o assunto.

Ele diz-nos no livro do profeta Isaías no capítulo 45 verso 20 que: nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

Acredito que esta mensagem é dura e no mínimo é desconfortável para os seguidores de procissões, porém, devemos seguir o ensino de Deus ou algum outro que vai objetivamente contra Deus?

Reparemos bem no ensino que encontramos neste verso, e que não precisa de nenhuma interpretação.

O texto diz que "nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura feitas de madeira".

O ato de conduzir em procissão é feito por quem não sabe o que está a fazer. Ou seja, pode julgar honesta e sinceramente que está a realizar algo bom e proveitoso, mas de verdade é algo contra Deus.

É obvio que no caso, quer as imagens sejam de madeira ou qualquer outro material a situação continua igual. Desde o início que Deus tem proibido que se façam imagens, Êxodo 20:4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Isto não tem a ver com religião, mas sim com o que Deus quer e manda.

Mas o versículo continua "e rogam a um deus que não pode salvar." O Deus da Bíblia é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

A Escritura ensina que a nossa oração deve ser dirigida a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo o exemplo da oração modelo que Jesus nos ensinou e está relatada em Mateus capítulo 6.

Creio eu que as pessoas que seguem em procissão o fazem com um sentido e elevado grau de fé, com sinceridade e honestidade absoluta, mas a Lei de Deus diz o contrário, aquilo que a Palavra de Deus diz é contrária a esta tradição. Há uma grande responsabilidade de qualquer líder quando ensina mal os seus discípulos, e no caso concreto quando a hierarquia religiosa ensina o contrário da Palavra, então está a ensinar e conduzir mal o seu povo.

 

Pr. Vítor Maia

publicado por Vítor Maia às 16:25

mais sobre mim

Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

links

pesquisar

 

arquivos

últ. comentários

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro